crianças
preparadas
para a vida.
NOSSA HISTÓRIA
A história da Associação Terra Roxa teve início em fevereiro de 2014, com a formação de um grupo de interessados em estudar e conhecer a Antroposofia. Nos encontros, eram feitas leituras e práticas artísticas. No final de 2014, o grupo organizou um curso com professores da Escola Waldorf Aitiara de Botucatu/SP. A intenção era trazer esse conhecimento para a cidade de Londrina. Foi uma novidade para a cidade que obteve ótima repercussão.
Com esse impulso cresceu o número de participantes nos encontros mensais com filhos pequenos e, assim, o interesse em realizar também encontros com práticas fundamentadas na Pedagogia Waldorf para as crianças. Além dessa prática, consolidou-se um grupo de estudos quinzenal, para leitura e reflexão das obras de Rudolf Steiner.
Quatro educadoras participantes do grupo iniciaram a Formação de Pedagogia Waldorf em 2014 e 2015. A vontade de construir juntos a primeira escola Waldorf na cidade se fortalecia a cada encontro. No final de 2015, o grupo decidiu oficializar-se e foi fundada a Associação Terra Roxa. Assim foi possível dar passos mais concretos rumo à construção da primeira escola Waldorf em Londrina.
Em junho de 2016, o grupo organizou novamente um curso com os professores da Escola Waldorf Aitiara. A vivência com os professores experientes veio ao encontro de muitas perguntas, despertou curiosidades, novos interessados e muita inspiração.
Foi aí que em fevereiro de 2017, vencidas algumas barreiras, o Jardim Alvorecer iniciou suas atividades com turmas no período matutino e vespertino.
A promoção da Antroposofia e a construção nesta cidade da primeira escola fundamentada na Pedagogia Waldorf sempre foram desejos da Associação que acredita na transformação por meio da educação, formando sujeitos livres e com força de vontade para uma atuação mais consciente no mundo.
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”
Rudolf Steiner