crianças
preparadas
para a vida.

RITMO DIÁRIO

Ritmo e Repetição

Ao observarmos com atenção e sensibilidade, podemos perceber como toda a natureza tem um ritmo: começando pelo pequeno ciclo diário, marcado pelo caminho traçado pelo  sol do alvorecer ao se por no horizonte; até o ritmo anual, que pode ser tão fortemente sentido com as transformações trazidas pelas estações do ano. A cada nova estação, novas cores, outros cheiros, sabores, novo clima. E a cada ano, tudo se repete, em um lindo ciclo, como de uma respiração, a grande respiração da Terra.

Assim também, ritmo e repetição são fundamentais para um desenvolvimento saudável na primeira infância e são necessidades naturais de toda criança: o desenvolvimento é um processo rítmico.

No Jardim Alvorecer as crianças vivenciam um ritmo que se repete todos os dias. Esse ritmo traz segurança, proteção e orientação para as crianças, proporcionando a elas a formação de hábitos saudáveis e fortalecendo sua vontade.

Em nosso Jardim, o ritmo é marcado por algumas atividades principais, alternando momentos de expansão e de concentração, ou seja, momentos mais ativos e momentos mais calmos. Busca-se com isso um equilíbrio, como uma respiração.

Imitação e Exemplo

Toda a educação é autoeducação. Segundo Rudolf Steiner existem duas palavras fundamentais sobre a maneira com que a criança do primeiro setênio se relaciona com o mundo: imitação e exemplo. O cuidado com o ambiente trazendo respeito perante os afazeres diários é ação da educadora, que desperta nas crianças a vontade de participar e trabalhar junto, cada uma em seu ritmo. Assim as crianças participam dessas tarefas diárias, aprendem a preparar o alimento, cuidar do jardim e da horta, arrumar a mesa do lanche, fazer trabalhos manuais, confeccionar ou consertar brinquedos, alimentar as galinhas, etc. Nesse ambiente a criança pode aprender pela genuína vontade de fazer junto, vivenciando assim processos verdadeiros. 

“Não há, basicamente, em nenhum nível, uma outra educação que não seja a autoeducação. Toda educação é autoeducação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o entorno da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.”

Rudolf Steiner

ATIVIDADES

Brincar dentro da sala

Cada criança pode seguir e realizar suas ideias e impulsos na brincadeira. Usando materiais disponíveis na sala como panos, bonecas, blocos, cestos, sementes, conchas, bichos de tricô, bolas de crochê, entre outros. A fantasia das crianças encontra espaço para florescer. Elas brincam, criam juntas e aprendem a resolver conflitos que fazem parte do processo de socialização.

“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”

Rudolf Steiner

Roda rítmica

Cantigas, rimas e versos acompanhados de gestos, são vivenciados em forma de roda. Cada época do ano recebe uma roda rítmica, assim as crianças acompanham o ritmo anual das estações e das festas e se orientam nesse grande ciclo.

Lanche

Fazemos nossa refeição em uma grande mesa, com todos reunidos. A cada dia da semana um novo alimento é preparado com a participação das crianças. O cardápio é balanceado e diversificado e os ingredientes são em sua grande maioria orgânicos. Iniciamos o lanche com um verso de agradecimento e finalizamos com a arrumação do espaço. As crianças ajudam a lavar louça, limpar a mesa, varrer o chão.

Brincar fora

Mais uma vez as crianças podem dar asas à criatividade e aproveitar nosso espaço externo tão rico, cheio de natureza. As possibilidades são inúmeras: fazer bolos de areia, se balançar, escorregar, procurar pinhas embaixo das árvores, varrer folhas, ouvir os pássaros, regar a horta, plantar, correr, brincar com água, subir em árvores, colher e saborear frutas da época e cuidar de nossas galinhas. As crianças aproveitam e aprendem muito em meio a tanta natureza.

História

Em um ambiente carinhosamente preparado, a professora narra uma história rítmica ou um conto maravilhoso (conto de fadas) e as crianças escutam atentamente e podem imaginar e sonhar.

O ritmo semanal é marcado ainda por atividades como a aquarela, o desenho, o dia do pão e trabalhos manuais.

Nos momentos de expansão, as crianças seguem seus impulsos criativos na brincadeira livre. Esse tempo de brincadeira se intercala com momentos de concentração e calma onde as crianças vivenciam socialmente o grupo unido em uma atividade, por exemplo, no lanche, na roda rítmica, na história, no preparo do pão ou em atividades artísticas. 

FESTAS ANUAIS

Na Pedagogia Waldorf, celebrar é uma arte a ser cultivada. As festas são muito importantes, pois elas nos orientam no ciclo anual e nos conectam com o mundo que nos rodeia.  O ano é dividido em diferentes estações e festividades. O Jardim Alvorecer festeja as festas cristãs, mas é uma escola livre não confessional.

  • Carnaval
  • Páscoa
  • Festa da Lanterna
  • Festa Junina
  • Festa da Primavera/ São Micael
  • Natal

FAMÍLIA

O envolvimento família – escola é inerente ao trabalho de todo Jardim Waldorf. O Jardim Alvorecer conta com este envolvimento familiar antes mesmo de ser concebido, pois, algumas famílias são fundadoras da Associação Terra Roxa e fazem parte do grupo que idealizou e vêm construindo esta história.

Como associados os familiares participam voluntariamente de inúmeras ações como: auxiliar as professoras no preparo de festas anuais com vivências pedagógicas para as crianças, participar de grupo de estudos sobre a Pedagogia Waldorf, desenvolver ações para a arrecadação de fundos para a manutenção do Jardim e até mesmo participar ativamente como membros da diretoria da Associação Terra Roxa.

A todas as novas famílias ingressas é feito o convite para que se tornem associadas. Esperamos que se envolvam, participem e se responsabilizem a partir da compreensão de que esta participação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta é a comunidade que constitui a escola.

Acreditamos que um trabalho em conjunto com as famílias é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. Durante o ano são feitas quatro reuniões de pais com temas específicos, além de reuniões individuais com cada família.

“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”

Rudolf Steiner

(43) 3321-2125

pedagogiawaldorflondrina@gmail.com

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
MANDAR UM WHATSAPP