crianças
preparadas
para a vida.
RITMO DIÁRIO
Ritmo e Repetição
Ao observarmos com atenção e sensibilidade, podemos perceber como toda a natureza tem um ritmo: começando pelo pequeno ciclo diário, marcado pelo caminho traçado pelo sol do alvorecer ao se por no horizonte; até o ritmo anual, que pode ser tão fortemente sentido com as transformações trazidas pelas estações do ano. A cada nova estação, novas cores, outros cheiros, sabores, novo clima. E a cada ano, tudo se repete, em um lindo ciclo, como de uma respiração, a grande respiração da Terra.
Assim também, ritmo e repetição são fundamentais para um desenvolvimento saudável na primeira infância e são necessidades naturais de toda criança: o desenvolvimento é um processo rítmico.
No Jardim Alvorecer as crianças vivenciam um ritmo que se repete todos os dias. Esse ritmo traz segurança, proteção e orientação para as crianças, proporcionando a elas a formação de hábitos saudáveis e fortalecendo sua vontade.
Em nosso Jardim, o ritmo é marcado por algumas atividades principais, alternando momentos de expansão e de concentração, ou seja, momentos mais ativos e momentos mais calmos. Busca-se com isso um equilíbrio, como uma respiração.
Imitação e Exemplo
Toda a educação é autoeducação. Segundo Rudolf Steiner existem duas palavras fundamentais sobre a maneira com que a criança do primeiro setênio se relaciona com o mundo: imitação e exemplo. O cuidado com o ambiente trazendo respeito perante os afazeres diários é ação da educadora, que desperta nas crianças a vontade de participar e trabalhar junto, cada uma em seu ritmo. Assim as crianças participam dessas tarefas diárias, aprendem a preparar o alimento, cuidar do jardim e da horta, arrumar a mesa do lanche, fazer trabalhos manuais, confeccionar ou consertar brinquedos, alimentar as galinhas, etc. Nesse ambiente a criança pode aprender pela genuína vontade de fazer junto, vivenciando assim processos verdadeiros.
“Não há, basicamente, em nenhum nível, uma outra educação que não seja a autoeducação. Toda educação é autoeducação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o entorno da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.”
Rudolf Steiner
ATIVIDADES
Brincar dentro da sala
Cada criança pode seguir e realizar suas ideias e impulsos na brincadeira. Usando materiais disponíveis na sala como panos, bonecas, blocos, cestos, sementes, conchas, bichos de tricô, bolas de crochê, entre outros. A fantasia das crianças encontra espaço para florescer. Elas brincam, criam juntas e aprendem a resolver conflitos que fazem parte do processo de socialização.
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”
Rudolf Steiner
Roda rítmica
Cantigas, rimas e versos acompanhados de gestos, são vivenciados em forma de roda. Cada época do ano recebe uma roda rítmica, assim as crianças acompanham o ritmo anual das estações e das festas e se orientam nesse grande ciclo.
Lanche
Fazemos nossa refeição em uma grande mesa, com todos reunidos. A cada dia da semana um novo alimento é preparado com a participação das crianças. O cardápio é balanceado e diversificado e os ingredientes são em sua grande maioria orgânicos. Iniciamos o lanche com um verso de agradecimento e finalizamos com a arrumação do espaço. As crianças ajudam a lavar louça, limpar a mesa, varrer o chão.
Brincar fora
Mais uma vez as crianças podem dar asas à criatividade e aproveitar nosso espaço externo tão rico, cheio de natureza. As possibilidades são inúmeras: fazer bolos de areia, se balançar, escorregar, procurar pinhas embaixo das árvores, varrer folhas, ouvir os pássaros, regar a horta, plantar, correr, brincar com água, subir em árvores, colher e saborear frutas da época e cuidar de nossas galinhas. As crianças aproveitam e aprendem muito em meio a tanta natureza.
História
Em um ambiente carinhosamente preparado, a professora narra uma história rítmica ou um conto maravilhoso (conto de fadas) e as crianças escutam atentamente e podem imaginar e sonhar.
O ritmo semanal é marcado ainda por atividades como a aquarela, o desenho, o dia do pão e trabalhos manuais.
Nos momentos de expansão, as crianças seguem seus impulsos criativos na brincadeira livre. Esse tempo de brincadeira se intercala com momentos de concentração e calma onde as crianças vivenciam socialmente o grupo unido em uma atividade, por exemplo, no lanche, na roda rítmica, na história, no preparo do pão ou em atividades artísticas.
FESTAS ANUAIS
Na Pedagogia Waldorf, celebrar é uma arte a ser cultivada. As festas são muito importantes, pois elas nos orientam no ciclo anual e nos conectam com o mundo que nos rodeia. O ano é dividido em diferentes estações e festividades. O Jardim Alvorecer festeja as festas cristãs, mas é uma escola livre não confessional.
- Carnaval
- Páscoa
- Festa da Lanterna
- Festa Junina
- Festa da Primavera/ São Micael
- Natal
FAMÍLIA
O envolvimento família – escola é inerente ao trabalho de todo Jardim Waldorf. O Jardim Alvorecer conta com este envolvimento familiar antes mesmo de ser concebido, pois, algumas famílias são fundadoras da Associação Terra Roxa e fazem parte do grupo que idealizou e vêm construindo esta história.
Como associados os familiares participam voluntariamente de inúmeras ações como: auxiliar as professoras no preparo de festas anuais com vivências pedagógicas para as crianças, participar de grupo de estudos sobre a Pedagogia Waldorf, desenvolver ações para a arrecadação de fundos para a manutenção do Jardim e até mesmo participar ativamente como membros da diretoria da Associação Terra Roxa.
A todas as novas famílias ingressas é feito o convite para que se tornem associadas. Esperamos que se envolvam, participem e se responsabilizem a partir da compreensão de que esta participação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta é a comunidade que constitui a escola.
Acreditamos que um trabalho em conjunto com as famílias é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. Durante o ano são feitas quatro reuniões de pais com temas específicos, além de reuniões individuais com cada família.
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”
Rudolf Steiner