crianças
preparadas
para a vida.
A PEDAGOGIA
A Pedagogia Waldorf foi criada em 1919 na Alemanha por Rudolf Steiner (filósofo, cientista e artista austríaco). Na cidade de Stuttgart, Steiner foi convidado por Emil Molt, proprietário da empresa Waldorf-Astoria, para proferir uma série de palestras em sua fábrica. Demonstrando grande interesse pelas ideias de Steiner, os funcionários da Waldorf-Astoria solicitaram que ele próprio fundasse e dirigisse uma escola para educar seus filhos.
Molt ofereceu o financiamento necessário para a concretização da ideia dos operários. Para aceitar o convite, Steiner enumerou quatro condições que, em sua visão, eram fundamentais para criar a escola:
- A escola seria aberta, indistintamente, para todos os públicos.
- Ela deveria ser co-educacional; apresentando um currículo unificado de 12 anos.
- Os professores seriam responsáveis também pela direção e pela administração da escola.
- A escola não deveria visar a fins lucrativos e deveria ter mínima interferência governamental.
De lá pra cá a inciativa tem crescido e ganhado inúmeros adeptos ao redor do mundo. Tanto é que em 1994 foi reconhecida pela UNESCO como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade.
As escolas de Pedagogia Waldorf têm um currículo vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.
A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música e artes além de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.
É ministrado na escola o mesmo currículo exigido em outras escolas como: português, matemática, ciências físicas e biológicas, história e geografia. Mas de acordo com os objetivos da Educação Waldorf, os alunos terão acesso também a matérias como astronomia, teatro, zoologia, botânica, euritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição, filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como línguas estrangeiras. Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.
A Pedagogia Waldorf explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos, denominadas setênios. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas.
A EDUCAÇÃO INFANTIL
1° Setênio – “O mundo é bom!”
- De 0 a 07 anos (maturidade escolar);
- A criança está aberta ao mundo;
- Tem confiança ilimitada;
- Recebe impressões sensoriais;
- Não elabora julgamento ou análise;
- Está na fase do desenvolvimento motor;
- As percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente (não compreende o pensamento dos adultos);
- Aprendizado por imitação;
- O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitação inconsciente estará fundamentando sua moralidade futura.
- Característica: O bom.
Fonte: Biblioteca Virtual da Antroposofia (http://www.antroposofy.com.br/forum/a-pedagogia-waldorf/)
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”
Rudolf Steiner