crianças
preparadas
para a vida.

A PEDAGOGIA

A Pedagogia Waldorf foi criada em 1919 na Alemanha por Rudolf Steiner (filósofo, cientista e artista austríaco). Na cidade de Stuttgart, Steiner foi convidado por Emil Molt, proprietário da empresa Waldorf-Astoria, para proferir uma série de palestras em sua fábrica. Demonstrando grande interesse pelas ideias de Steiner, os funcionários da Waldorf-Astoria solicitaram que ele próprio fundasse e dirigisse uma escola para educar seus filhos.

Molt ofereceu o financiamento necessário para a concretização da ideia dos operários. Para aceitar o convite, Steiner enumerou quatro condições que, em sua visão, eram fundamentais para criar a escola:

  1. A escola seria aberta, indistintamente, para todos os públicos.
  2. Ela deveria ser co-educacional; apresentando um currículo unificado de 12 anos.
  3. Os professores seriam responsáveis também pela direção e pela administração da escola.
  4. A escola não deveria visar a fins lucrativos e deveria ter mínima interferência governamental.

De lá pra cá a inciativa tem crescido e ganhado inúmeros adeptos ao redor do mundo. Tanto é que em 1994 foi reconhecida pela UNESCO como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade.

As escolas de Pedagogia Waldorf têm um currículo vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.

A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música e artes além de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.

É ministrado na escola o mesmo currículo exigido em outras escolas como: português, matemática, ciências físicas e biológicas, história e geografia. Mas de acordo com os objetivos da Educação Waldorf, os alunos terão acesso também a matérias como astronomia, teatro, zoologia, botânica, euritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição, filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como línguas estrangeiras. Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.

A Pedagogia Waldorf explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos, denominadas setênios. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas.

A EDUCAÇÃO INFANTIL

1° Setênio – “O mundo é bom!”

  • De 0 a 07 anos (maturidade escolar);
  • A criança está aberta ao mundo;
  • Tem confiança ilimitada;
  • Recebe impressões sensoriais;
  • Não elabora julgamento ou análise;
  • Está na fase do desenvolvimento motor;
  • As percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente (não compreende o pensamento dos adultos);
  • Aprendizado por imitação;
  • O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitação inconsciente estará fundamentando sua moralidade futura.
  • Característica: O bom.

Fonte: Biblioteca Virtual da Antroposofia (http://www.antroposofy.com.br/forum/a-pedagogia-waldorf/)

NOSSA PROPOSTA

A proposta pedagógica do Jardim Alvorecer fundamenta-se na Pedagogia Waldorf. Tal Pedagogia busca o equilíbrio nas possibilidades de desenvolvimento do pensar, sentir e agir, respeitando as fases e a individualidade de cada criança. Recebemos as crianças em um ambiente propício para o desenvolvimento e acolhedor, como uma extensão do próprio lar.

Trabalhamos com duas turmas mistas.

o maternal recebe crianças de 2 a 4 anos.

o jardim atende a crianças de 4 a 6 anos.

Cada fase mostra necessidades especificas, por isso existem tarefas e atividades diferenciadas para cada turma. Porém, as crianças também aprendem umas com as outras em momentos de encontro entre as turmas. Os mais velhos aprendem ajudando os mais novos e estes admiram os mais velhos e os tem como exemplo.

Fonte: Biblioteca Virtual da Antroposofia (http://www.antroposofy.com.br/forum/a-pedagogia-waldorf/)

“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”

Rudolf Steiner

(43) 3321-2125

pedagogiawaldorflondrina@gmail.com

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
MANDAR UM WHATSAPP