crianças
preparadas
para a vida.
RITMO DIÁRIO
Ritmo e Repetição
Ao observarmos com atenção e sensibilidade, podemos perceber como toda a natureza tem um ritmo: começando pelo pequeno ciclo diário, marcado pelo caminho traçado pelo sol do alvorecer ao se por no horizonte; até o ritmo anual, que pode ser tão fortemente sentido com as transformações trazidas pelas estações do ano. A cada nova estação, novas cores, outros cheiros, sabores, novo clima. E a cada ano, tudo se repete, em um lindo ciclo, como de uma respiração, a grande respiração da Terra.
Assim também, ritmo e repetição são fundamentais para um desenvolvimento saudável na primeira infância e são necessidades naturais de toda criança: o desenvolvimento é um processo rítmico.
No Jardim Alvorecer as crianças vivenciam um ritmo que se repete todos os dias. Esse ritmo traz segurança, proteção e orientação para as crianças, proporcionando a elas a formação de hábitos saudáveis e fortalecendo sua vontade.
Em nosso Jardim, o ritmo é marcado por algumas atividades principais, alternando momentos de expansão e de concentração, ou seja, momentos mais ativos e momentos mais calmos. Busca-se com isso um equilíbrio, como uma respiração.
Imitação e Exemplo
Toda a educação é autoeducação. Segundo Rudolf Steiner existem duas palavras fundamentais sobre a maneira com que a criança do primeiro setênio se relaciona com o mundo: imitação e exemplo. O cuidado com o ambiente trazendo respeito perante os afazeres diários é ação da educadora, que desperta nas crianças a vontade de participar e trabalhar junto, cada uma em seu ritmo. Assim as crianças participam dessas tarefas diárias, aprendem a preparar o alimento, cuidar do jardim e da horta, arrumar a mesa do lanche, fazer trabalhos manuais, confeccionar ou consertar brinquedos, alimentar as galinhas, etc. Nesse ambiente a criança pode aprender pela genuína vontade de fazer junto, vivenciando assim processos verdadeiros.
“Não há, basicamente, em nenhum nível, uma outra educação que não seja a autoeducação. Toda educação é autoeducação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o entorno da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.”
Rudolf Steiner
“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”
Rudolf Steiner